About

sexta-feira, 13 de junho de 2014

A arte de Tiago Pamplona


Oriundo de uma família com tradições na tauromaquia terceirense, Tiago Pamplona desde cedo que despertou para as atividades relacionadas com essa atividade.
"Na minha família, o meu avô (Raúl Pamplona) sempre teve cavalos e foi criador de gado manso e bravo e o meu pai (João Carlos Pamplona) também foi cavaleiro, por isso desde muito novo que tenho interesse por estas atividades", referiu.
Como é habitual com os aspirantes as cavaleiros tauromáquicos, começou com os treinos com os cavalos e "tourinas" e depois com vacas até apurar a técnica com gado bravo.
Fez a sua estreia como cavaleiro amador na Tourada de Estudantes, no Carnaval de 1998, em que lidou um animal da ganadaria de Humberto Filipe, tendo começado, três anos mais tarde, a lidar touros "a sério".
A 17 de junho de 2006, durante a primeira corrida da Feira Tauromáquica do Atlântico, integrada nas Sanjoaninas desse ano, recebeu a alternativa como cavaleiro profissional na Praça de Touros da Ilha Terceira, tendo como padrinho o cavaleiro Joaquim Bastinhas.
As crónicas dessa corrida marcante para o percurso de Tiago Pamplona como cavaleiro, publicadas na imprensa e na internet nessa altura, são positivas, sobretudo as referentes à lide do primeiro touro, um exemplar da ganadaria de Samuel Lupi.
"A alternativa é o momento mais importante da carreira de um cavaleiro tauromáquico. Foi um dia muito especial porque, para além de ter como padrinho Joaquim Bastinhas, que também tinha apadrinhado a alternativa do meu pai, o meu avô foi o diretor dessa corrida e toda a minha família esteve comigo na praça. Vivi esses momentos com grande ansiedade e alegria", afirmou.
Depois desse momento que marcou o início do seu percurso como cavaleiro profissional, Tiago Pamplona já participou em diversas corridas na Terceira e noutras ilhas, continente, Estados Unidos e Canadá.
Quando solicitamos para indicar qual a corrida que o marcou mais como cavaleiro para além daquela em que recebeu a alternativa, refere que "todas elas foram importantes".
"Encaro as corridas sempre da mesma forma e com uma grande vontade de triunfar, por isso é difícil dizer de quais tenho melhores recordações", disse.
Desde que recebeu a alternativa há oito anos, Tiago Pamplona tem-se apresentado em diversas praças com um estilo próprio que é marcado pela influência da tradição portuguesa do toureio equestre.
"Tenho agora um toureio mais maduro e pausado do que tinha no início da minha carreira, mas às vezes as coisas não correm bem, porque nem sempre o toiro nos deixa brilhar como queremos ou os cavalos não colaboram. Existem vários fatores que podem determinar o resultado de uma lide", adiantou.
Autodefine-se como um cavaleiro "clássico" que procura fazer a lide de acordo com as características de cada touro ou do cavalo.
A vida de um cavaleiro tauromáquico durante o defeso (inverno) é marcada pelos treinos e trabalho com novos cavalos e durante os meses de verão surgem então as rotinas relacionadas com a preparação das corridas.
Nesta altura, Tiago Pamplona prepara-se para se apresentar no próximo dia 21 deste mês na Praça de Touros da Ilha Terceira na primeira corrida da Feira Taurina de São João, que se realiza no âmbito das Sanjoaninas 2014.


Insularidade dificultaPor outro lado, assegurou que o facto de ter optado por permanecer na Terceira tem algumas desvantagens no que se refere ao acesso ao meio dos espetáculos taurinos a nível nacional.
"Já fiz corridas no continente em que levei os meus cavalos, mas isso significa um grande investimento em transportes. Também já toureei com cavalos emprestados, mas nesse caso nunca é a mesma coisa, porque não nos sentimos confortáveis com a responsabilidade de haver algum problema com os animais", afirmou.
Existem cada vez mais novos valores na tauromaquia a nível nacional, por isso Tiago Pamplona reconhece que "a competição é cada vez maior", mas acredita que pode conquistar o seu espaço com as suas qualidades.


in Diário Insular

Reportagem:Hélio Vieira
Fotografia: António Araújo

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More