About

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Touradas no telemóvel

Samuel Valente, Tânia Costa e Nuno Silveira são três jovens terceirenses que decidiram criar uma aplicação móvel, de nome “Wey Touro”, cuja finalidade é seguir a calendarização de todas as touradas à corda da ilha Terceira.
 
O objectivo deste trio designado por “Purpled Web Concepts” - um projeto que se iniciou há cerca de um ano -, era desenvolver uma ferramenta que pudesse ser vista como um “produto moderno e açoriano”.
 
“Cada vez mais vão aparecendo produtos ‘made in azores’ nos mercados nacionais, no entanto a área tecnológica ainda não foi muito explorada. Tendo em conta a crescente utilização de dispositivos móveis como smartphones e tablets, decidimos contrariar este défice no mercado desenvolvendo um aplicação móvel que sirva como guia base para todas as touradas à corda que passam pelas ruas da ilha Terceira”, explica ao nosso jornal, Samuel Valente, mestre em engenharia informática, da Vila das Lajes, referindo que “esta foi uma aposta nossa, uma aposta de risco porque o desenvolvimento de um produto destes envolve muita dedicação, muito tempo e tem custos”.
 
“Mas até agora temos tido um feedback bastante positivo, até por se tratar de um tema pelo qual os terceirenses tendem a querer estar bastante informados”, salienta Nuno Silveira, técnico informático, de Santa Luzia da Praia.
 
Na prática, a aplicação fornece um mecanismo de filtragem de touradas à corda, por concelho, na qual o utilizador poderá pesquisar pelos eventos nos seus locais favoritos ou na ganadaria da sua preferência.
 
Planos não faltarão a esses jovens que, de momento, dizem pretender dar continuidade à divulgação da “Wey Touro” no sentido de ampliar o maior número possível de utilizadores.
“Pretendemos também disponibilizar uma versão para a plataforma iOS para podermos chegar a utilizadores que possuem iPads e iPhones. Poderemos também analisar a viabilidade de tornar a aplicação multilingue para podermos dar resposta a utilizadores estrangeiros que visitem a nossa ilha”, adianta Tânia Costa, engenheira informática, de Santa Cruz.

Fonte:
Jornal da Praia

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More