About

terça-feira, 8 de maio de 2018

É preciso explicar as touradas ao turismo


A Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda (ARCTTC) mudou de corpos diretivos recentemente e foram novamente mulheres a assumir a direção. Como explica isso num mundo (ainda) dominado pelos homens?
É verdade que a tauromáquica continua a ser um mundo maioritariamente gerido por homens e numa associação de dezoito associados, em que são menos de meia dúzia as mulheres representantes de ganadarias, pode ser verdadeiramente de se estranhar. Mas na tauromaquia sempre houve grandes nomes de mulheres e a ARCTTC, em 2000, iniciou-se com duas mulheres na Direção (Fátima Albino e Laura Sousa), uma Presidente e uma tesoureira, podendo isso já ser um prenúncio da realidade taurina. Esta direção espera continuar a contribuir para este mundo taurino que tanto nos fascina e foi herdado e que sentimos como o legado a manter independentemente do sexo. Pessoalmente, sempre tive o exemplo da minha mãe, Fátima Albino, que é para mim um exemplo de como as divisões sexistas nunca devem ser um impedimento na nossa vida.

Quais as prioridades do elenco diretivo e que estratégias delinearam para as atingir?
A atual direção da ARCTTC tomou posse a 16 de Março, com dois membros novos como representantes de ganadarias (Sónia Ferreira e Emiliana Gaspar) e um membro que transitou da direção anterior (Mariana Rego Botelho), e como tal é nossa intensão continuar com todos os trabalhos desenvolvidos pela direção anterior. Como tal, pretendemos continuar a ajudar os nossos associados em diferentes áreas, nomeadamente na medicina veterinária, no apoio jurídico, no melhoramento genético e no bem-estar animal. E apostar numa vertente mais educativa e promocional da tourada à corda, nomeadamente em campanhas de sensibilização junto do turismo. A ARCTTC, como referiu, foi fundada em 2000, e apesar de estar quase a fazer 20 anos, ainda muitos desconhecem os seus objetivos e finalidades.

Para que serve esta Associação?
A Associação, quando foi criada, tinha como principal objetivo a necessidade de criar consensos entre os ganadeiros e uniformizar opiniões com o intuito de defender a festa através da qualidade dos toiros e dos espetáculos. Esse trabalho começou por ser focado nas condições sanitárias dos animais, bem como no seu maneio. Nesse sentido, foram elaboradas candidaturas junto das entidades governamentais de forma a melhorar as condições físicas das ganadarias. Esse trabalho tem sido continuado ao longo dos anos e ultimamente houve também uma preocupação com a divulgação e promoção do espetáculo,com o objetivo de sensibilizar o público para o trabalho que é feito no campo e as condições que são dadas aos animais. Noto que há uma certa preocupação na divulgação dos cuidados dados aos animais. Porquê? Sim, porque, ao contrário do que certos setores da sociedade pensam, o ganadeiro tem um enorme cuidado com os seus animais. Dificilmente outro bovino tem tantos cuidados a nível de alimentação e de sanidade veterinária como um toiro bravo,que dispõe também de um habitat adequado e amplo. Hoje em dia há uma crescente humanização dos animais e apregoam-se os direitos dos animais.O toiro nunca será um animal doméstico, nem pode ser visto como tal.No entanto, isto não invalida que existam regras para o seu maneio e transporte e que sejam tomadas medidas para o seu bem-estar (como a alimentação e sanidade).

Qual a vossa apreciação sobre as alterações ao Regulamento da Touradas à Corda aprovadas recentemente pela Assembleia Legislativa?
Apesar de termos tomado posse recentemente, esta direção acompanhou o trabalho da anterior, que foi recebida pelo Governo e pelos Deputados à Assembleia Legislativa Regional na Comissão de Política Geral, para expor os melhoramentos ao funcionamento e logística que envolvem a tourada à corda, com base em situações concretas que foram acontecendo e expuseram falhas existentes na legislação e que deveriam ser colmatas. E por forma a propor as melhores soluções, a direção anterior da ARCTTC consultou e reuniu com muitos intervenientes na festa, desde ganadeiros, capinhas, delegados, câmaras municipais, a comissão de festas do Rossio, tertúlias, associação de mordomos (esta última contatada sem sucesso). Foi um trabalho que decorreu em mais de três anos e a ARCTTC tentou junto do Governo contribuir com propostas de alteração ao regulamento que refletissem a atual realidade e as suas dificuldades em prol da defesa da Festa Brava. 

Consideram as alterações implementadas uma mais-valia para a tourada à corda?
Tendo em conta as exigências cada vez maiores para com todos os eventos taurinos, a direção da ARCTTC considera que a atualização ao regulamento veio melhorar vários aspetos, tais como: dignificar o trabalho dos intervenientes, possibilitar uma maior ajuste à existência de touradas tradicionais e dos seu benefícios, reforçar a segurança das pessoas e o bem-estar animal e facilitar o licenciamento das touradas É cada vez mais importante que numa tourada à corda a segurança seja uma constante e estas alterações vêm reforçar a segurança das pessoas e o bem-estar animal.
Achamos pertinente referir que algumas definições de conceitos, nomeadamente de ganadeiro, no nosso entender, só aparece com a intenção de o dignificar, mesmo não tendo sido a proposta apresentada a plenário, a ideal defendida pela ARCTTA. É importante ter a noção que todas as atividades são regulamentadas e alvo de fiscalizações cada vez mais rigorosas. Se alguém tiver uma vaca no quintal não pode ser considerado produtor de carne ou leite, porque existem regras e leis a cumprir. Um proprietário de um barco não é forçosamente um pescador. Um ganadeiro, seguindo esta lógica, tem que ser enquadrado num quadro legislativo regulamentar, visto que se preocupa em aprimorar um animal através de tentas e seleção criteriosa. O produto desse trabalho requer paciência, tempo e dedicação, bem como custos avultados.
A defesa da festa faz-se pela qualidade e não pela quantidade, a proliferação de espetáculos taurinos não é só por si um sinal de vitalidade, a força de um espetáculo faz-se pela garantia que o toiro, que é elemento fundamental, é resultado de um trabalho sério.

Com o aproximar de mais um ciclo de touradas à corda, quais as principais dificuldades que os ganadeiros enfrentam para assegurarem a continuidade das festividades que decorrem de maio a outubro?
Um dos maiores problemas atuais é o IVA, que atualmente mantêm-se a 18%, sendo mais um encargo para as comissões de festas, agravando igualmente a situação financeira das ganadarias.
Outra preocupação passível de reflexão é o elevado número de touradas não refletir em retorno financeiro efetivo para os ganadeiros. Visto que assistimos a um aumento no custo de manutenção de uma ganadaria sem um acompanhamento no valor pago por espetáculos.
Outro constrangimento são os seguros ainda não cobrirem na totalidade as necessidades dos ganadeiros, no que diz respeito ao maneio dos animais, algo que a ARCTTC tem constantemente batalhado nestes últimos anos.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More