About

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Forcados em destaque nas Sanjoaninas

A figura dos populares e admirados forcados terá ainda um maior protagonismo na Feira das Sanjoaninas que começa no próximo domingo na açoriana Ilha Terceira, onde serão homenageados com diversos actos carregados de significado e emotividade.
O mais importante será a inauguração no próprio dia 24 de Junho, em frente à Praça de Toiros Ilha Terceira, do chamado “Monumento ao Forcado”, que se decidiu erigir coincidindo com o 45.º aniversário da fundação do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, que se cumpre este ano. O referido monumento, um dos poucos dedicados a este tipo de “artista taurino”, é uma escultura do terceirense José João Dutra, quem, sobre uma estrutura de ferro revestida de fibra de vidro e resina de poliéster, recreou o espectacular momento de uma pega de caras de um grupo de forcados.

Com os seus 4 metros de altura e 7 metros de comprimento, o monumento situar-se-á muito perto daquele que, em 2011, também se erigiu na ilha ao toiro bravo, e que, elevando-se aos onze metros de altura, é o maior de todos os que existem no mundo. A inauguração do grupo escultórico será o prólogo à celebração da primeira corrida da Feira de São João, um festejo de toureio a cavalo com toiros de Ascensão Vaz e João Gaspar no qual, noutro ponto alto assinalado, se despedirá das arenas, após dezassete anos de comando, o actual Cabo do Grupo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Adalberto Belerique.

Já no Concurso de Ganaderias anunciado para a Sexta-feira 29, os Forcados da Tertúlia alternarão com os norte-americanos de Merced, uma das muitas comunidades açoreanas existentes no Estado da Califórnia, onde se celebra uma grande quantidade de espectáculos taurinos incruentos.

A 1 de Julho, no encerramento da Feira, terá lugar a actuação dos Forcados do Ramo Grande, o outro grupo existente na Terceira, que se encarregarão de pegar os dois toiros de José Albino Fernandes destinados na corrida mista ao cavaleiro Vitor Ribeiro.

A figura do Forcado, tão respeitada e admirada em terras portuguesas, assumiu este ano uma especial relevância internacional, ao conhecer-se que a grande estrela portuguesa do futebol, Cristiano Ronaldo, contratou os serviços de Nuno da Cruz, Cabo dos Amadores de Chamusca, como guarda-costas pessoal durante o Campeonato do Mundo que se está a celebrar na Rússia.

Fonte: Tertúlia Tauromáquica Terceirense

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More